segunda-feira, 16 de julho de 2012

A caixa luminosa vai te dizer o que fazer

Um pouco de memória política, é tudo o que o Brasil precisa. Talvez não seja tudo, mas é algo fundamental para atribuir senso crítico à esse povo tão influenciável. No último domingo o dominical Fantástico, da Rede Globo, exibiu uma reportagem em que Rosane Collor, ex esposa de Fernando Collor de Melo, fazia revelações bombásticas, segundo o anunciado, sobre rituais de magia negra praticados pelo então presidente da república na famosa Casa da Dinda. 

No final das contas as revelações nem foram tão bombásticas assim, afinal, pelo que foi dito, ele só estava praticando seu direito, garantido pela constituição, de exercer livremente sua crença. "Dai à César o que é de Cesar..."; não vamos condená-lo por isso.

Agora o fato que realmente chamou a atenção foi o tom moralista do programa ao anunciar as falácias eleitorais que levaram o candidato corrupto ao poder. Veja aqui a reportagem.

Debate Lula X Collor - 1989
A emissora parece ter se esquecido da forcinha decisiva que deu para Fernando Collor de Melo no último debate antes das eleições, contra o candidato Luis Inácio Lula da Silva, que até aquele momento liderava  todas as pesquisas. Uma sequência teatral de algumas horas atentou contra a democracia recém conquistada pelo povo brasileiro. Recentemente, em um vídeo divulgado pelas próprias organizações Globo, o diretor José Bonifácio admite ter manipulado aquele debate.
Percebam que em dado momento do vídeo o diretor diz: "Eu achei que a briga do Collor com o Lula nos debates estava desigual porque Lula era o povo e o Collor era a autoridade", e completa explicando como tudo foi forjado para favorecer o candidato alagoano. 

Isso abre espaço para alguns questionamentos: 
Como pode um diretor de televisão decidir sobre o futuro político de um país como o Brasil?
A democracia não deveria fazer valer a vontade do povo?
Qual o interesse da emissora na vitória de determinado candidato sobre outro? 

A impressão que fica ao ver um vídeo desses, divulgado em um canal da própria Fundação Roberto Marinho, é que a democracia é uma farsa forjada por aqueles que deveriam esclarecer. Não há desenvolvimento de ideias, mas sim uma imposição das mesmas.  
- "Senta ai, você não tem opinião, a caixa luminosa vai te dizer o que fazer"

Nenhum comentário:

Postar um comentário